AQUECENDO A VOZ

Com o aquecimento vocal há aumento da flexibilidade dos músculos responsáveis pela produção da voz, preparando a emissão para o canto.

Para quem tem o hábito de fazer academia sabe muito bem que, sem um bom alongamento, e um aquecimento, a chance de termos lesões nos músculos aumenta bastante. Então, gastamos um tempo alongando a musculatura, certo?

Pois bem, assim também precisamos fazer quando vamos cantar. O aquecimento vocal é tão importante quanto o ato de cantar, e é o que vai, muitas vezes, nos livrar de uma lesão muscular, na nossa prega vocal.

Para o aquecimento, eu gosto bastante de exercícios de vibração de prega vocal (Z, ou Tr) com escalas ascendentes, para alongar bastante. É bom também relaxar a laringe antes de começar, fazendo um vocal fry, que é um exercício bem  legal para relaxar a laringe.

Lembre-se, assim como na academia, é preciso gastar tempo aquecendo, para que tenha efeito, nada de 2 minutos e pronto. Faça de 15 a 20 minutos de vários exercícios de aquecimento, assim estará pronto para botar pra quebrar (no bom sentido).